Segurança

Em dez cidades, nenhuma morte violenta

Sul do Estado se destaca por ter melhores índices de segurança ao apresentar menos casos de homicídios dolosos do que outras regiões

Foto:Pixabay

Dos 78 municípios capixabas, dez não registraram nenhum homicídio em 2017. Coincidência ou não, nove deles ficam na Região Sul do Estado. Com exceção de Águia Branca, todos as outras cidades sem homicídio, como Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Ibitirama, Marechal Floriano, Muqui e São José do Calçado, ficam ao Sul da capital Vitória.

Entre os municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes, Cachoeiro de Itapemirim é o que registra o menor número de homicídios, com 32 assassinatos.

O comandante do Policiamento Ostensivo do Sul, Coronel Alessandro Marin, ressalta que, historicamente, a região Sul do Estado costuma ter melhores índices de violência do que a região Norte, onde ficam as cidades mais violentas. Para ele, a explicação para este fenômeno vem dos fluxos migratórios dessas regiões nos últimos séculos.

Marin explica que o efetivo da região Sul tem um número proporcionalmente menor comparado a outras regiões do Estado e que o maior desafio é conseguir estar presente em todas as localidades, principalmente naquelas mais afastadas dos centros urbanos. 

 

A maioria dos casos dolosos no interior é crime de proximidade, no qual o agressor muitas vezes está dentro da própria família, como maridos que atacam suas mulheres e brigas de parentes. A polícia consegue atuar quando esses ataques acontecem na rua, quando é dentro de casa, é mais difícil alcançar, então o que a gente tem feito é tentar prevenir

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cachoeiro de Itapemirim, Celso Costa elogia a atuação da Polícia Militar. Diz que o município está mais seguro do que no ano passado, quando estourou a greve da PM, mas avalia que as pessoas ainda se sentem inseguras nas ruas.

“Existem determinadas regiões em que o empreendedor pensa duas vezes antes de se instalar. Quem mais tem lucrado aqui em Cachoeiro de Itapemirim é a indústria da segurança, com firmas de videomonitoramento, cerca elétrica e segurança particular. Mesmo sem segurança suficiente, não há nada que faça o empreendedor parar, se ele tiver que investir mais em segurança para manter seu negócio funcionando, pode ter certeza de que ele irá investir”, diz o empresário.


Compartilhe