Economia

Incentivos para novas tecnologias

Prefeituras reduzem impostos para atrair principalmente empresas que focam em tecnologia. Intenção é abrir empregos

Foto:Pixabay

Ter mais empresas se instalando em um município significa geração de emprego e renda para os moradores da região. Por isso, as prefeituras apostam em redução de tributos e na criação de polos empresariais para atrair novas companhias.

Em Cariacica, por exemplo, uma legislação específica para quem quer investir em tecnologia na cidade está sendo desenvolvida, tendo como ponto de partida o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), inaugurado recentemente. “Estamos implantando incentivos fiscais para a empresa de tecnologia que quiser se instalar na cidade. Nosso foco é na tecnologia de informação, na tecnologia industrial, na questão ambiental e na internet das coisas”, afirma o prefeito da cidade, Juninho.

Na área de ciência e tecnologia em Vitória, o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Henrique Valentim, explica que também há incentivos: o Imposto Sobre Serviço (ISS) para essa atividade é de 3%, podendo cair para 2% caso a empresa se estabeleça no Centro da cidade. Para outros segmentos, a alíquota é de 5%.

Empresas que faturam abaixo de R$ 20 milhões por ano na Serra têm desconto de 70% do IPTU do terreno em que estão instaladas nos primeiros cinco anos, como forma de incentivo para se consolidarem no município. “Para se implantar no município, a empresa também tem 50% do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e 50% do ISS desde que se comprometa a construir a empresa em dois anos e a dar emprego a mais de 60% dos funcionários moradores da Serra”, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Menegueli.

Já em Vila Velha, a prefeitura articula na Câmara Municipal o desenvolvimento de um polo industrial em Novo México, para atrair novas empresas, ressalta o subsecretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Wellington Simo. “Não temos política de incentivos fiscais”, diz.


Compartilhe