Infraestrutura

Conectados com o futuro

Com uma boa estrutura de conexão de internet, Espírito Santo se prepara para os novos desafios do mercado virtual, com projetos de expansão da rede

Foto:Pixabay

O capixaba está cada vez mais conectado à internet. Dados da Anatel sobre o número de contratos de acesso à banda larga fixa mostram que a rede de conexão do Estado está em expansão. De 2015 para 2018, o Espírito Santo saltou de 452.241 para 558.275 pontos de acessos de banda larga, um crescimento de 23%.

Para especialistas, melhorar a infraestrutura de internet, logística e saneamento é um dos principais passos para se modernizar e atuar em um mercado que tem se tornado mais digital. Nesse quesito, Vitória sai na frente, sendo a cidade com a melhor pontuação no Índice de Ambiente de Negócios, na categoria Infraestrutura.

No caso da internet, em um cenário de valorização do e-commerce, de agências bancárias perdendo espaço para as transações via internet banking, ter uma rede mais ampla e que chegue em todos os pontos do Estado é essencial.

Se no passado recente parte dos empresários ainda olhava desconfiada para o crescimento desse novo mundo, essa desconfiança deu lugar à certeza de que é preciso se modernizar. Mais do que “tomar o lugar” de lojas físicas, o comércio digital tem potencial para alavancar o setor de transportes, responsável por fazer as entregas dos bens consumidos e levar os produtos capixabas para qualquer lugar do mundo.

 

Há pessoas que falam que essa conectividade vai gerar uma nova indústria, mas eu acredito que isso seja a evolução da indústria. O mundo está evoluindo, e a economia capixaba precisa estar junto desse processo, inovando e investindo em modernização. O empresário já tem isso em mente. Sabemos que 40% dos empregos de hoje já não vão mais existir daqui a dez anos, mas que o número de novas ocupações que vão se abrir também é incalculável.
Léo de Castro, presidente da Findes, em lançamento do FindesLab, um novo laboratório destinado à inovação da indústria.

 SERVIÇO IRREGULAR

Para o consultor em tecnologia Gilberto Sudré, o Estado tem uma boa conexão, que não perde em competitividade para outras regiões do Brasil. No entanto, ele chama a atenção para a qualidade do serviço, que é irregular.

 

A estrutura é muito boa e avançou muito nos últimos anos. Agora a questão é dos provedores de internet. Um mesmo provedor tem um atendimento bom em uma parte da cidade e em outra parte não tem. Ter provedor não é garantia de qualidade, é um serviço muito irregular. Como a legislação fala em garantir apenas 40% da velocidade de tráfego contratada, muitas empresas trabalham nesse limite, ou seja, se seu plano de internet é de 10 megas, vão te entregar, muitas vezes, só quatro megas. A única forma de melhorar esse cenário é com a ampliação da demanda de usuários e uma maior concorrência entre as empresas.
Gilberto Sudré, consultor em tecnologia

 Outro problema a ser solucionado é a competitividade das cidades do interior em relação à qualidade das conexões de internet. Para Sudré, os municípios maiores que estão fora da Região Metropolitana ainda conseguem um bom desempenho, algo que não se repete em cidades com menos habitantes.

MAIS INTERNET PARA O INTERIOR DO ESTADO

Fazer chegar internet com qualidade no interior do Estado ainda é um desafio a ser superado. No quesito número de acessos à banda larga, os que mais se destacam são os municípios mais urbanos do Espírito Santo, entre eles Vila Velha e Vitória. Até 2017, a Capital tinha mais acessos, com 103.768 contratos, contra os 103.757 de Vila Velha. Mas o município canela-verde, até por ter um número maior de moradores, ultrapassou Vitória em julho do ano passado e, em abril de 2018, já contava com 111.321 pontos de acesso.

 Na outra ponta da tabela, estão municípios com um número menor de habitantes e mais afastados da capital, como Vila Pavão, Apiacá e Mucurici, com quantidade de acessos entre 150 e 190 contratos. Mas se há menos conexão no interior, também vem de lá os maiores avanços. Na comparação de 2018 com 2015, o município que mais aumentou sua estrutura, segundo os dados da Anatel, foi Rio Bananal. A cidade passou de 213 acessos para 1.497, um crescimento de 602%, ou seja, mais de sete vezes sua capacidade anterior de se conectar.

Para melhorar a conexão do interior, o governo federal, em parceria com o governo estadual e com as prefeituras, lançou o Programa Internet para Todos em fevereiro de 2018, com o objetivo de levar conectividade para localidades brasileiras sem acesso à banda larga. Enquanto o governo federal fornece equipamentos de conexão, os municípios que aderirem vão abrir mão da cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre esta atividade, para atrair provedores de internet.

No evento de lançamento, o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, disse que o programa terá forte impacto não apenas na educação e saúde, mas principalmente na inclusão social.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Camila Dalla Brandão, destaca a importância da implantação do programa nas localidades capixabas:

“O acesso à internet banda larga para os cidadãos capixabas é de grande importância para o desenvolvimento individual e coletivo e traz benefícios e desenvolvimento econômico aos municípios. A conectividade é uma prática que deve ser impulsionada em todo o Espírito Santo, e o programa vai trazer isso”, disse.

O processo de adesão dos municípios interessados está sendo tocado pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), enquanto o governo federal negocia com as empresas.

Foto: Marcelo

Compartilhe