Saúde

Investimento no bem-estar da população

Novas receitas com a chegada de empresas impulsionam municípios a investirem mais em saúde, aperfeiçoando unidades de atendimento

Foto:Pixabay

Para alguns municípios, o investimento em saúde se tornou algo essencial. É o caso de Linhares, por exemplo. Nos últimos anos, a cidade recebeu negócios de grandes empresas que turbinaram a receita do município.

Segundo o Tribunal de Contas do Estado, a cidade saltou da quinta posição entre as maiores receitas do Estado em 2009, para a terceira colocação em 2018, com os dados apurados até maio. O avanço se deu por conta da chegada de empresas como a Brametal, do setor metalmecânico, e da Duro PVC, de fabricação de PVC.

Acompanhando o crescimento econômico, o município também não deixou de investir no bem-estar da população. Foi o terceiro que mais investiu, em números totais, e também está entre os que dedicaram a maior parte da receita para a saúde, atrás apenas de Vitória e Serra.

De acordo com um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), o município gastou

R$ 83,773 milhões com a pasta, o que representa 32% dos R$ 516 milhões que arrecadou em 2017.

Desse montante, o secretário de Saúde do município, Valdir Massucatti, diz que a maior parte foi destinada apenas para o custeio do sistema local. Ele explica que os gastos saltaram com o aumento da demanda das unidades públicas da cidade, tanto por conta da chegada de trabalhadores atraídos pelos novos empreendimentos como pelo desemprego, que fez com que muitos moradores deixassem de pagar por planos de saúde e utilizar a rede privada de clínicas e hospitais, para voltar para a rede pública.

Por conta destes fatores, o ano de 2017 foi basicamente de reorganização e os investimentos mesmo estão começando a sair agora em 2018 com a reforma de todas as 34 unidades de saúde – somos o município com maior número de unidades – e a compra de novos móveis e equipamentos. Ter uma rede de saúde bem estruturada é fundamental para atrair novos negócios. O empreendedor, quando vai decidir um investimento, quer encontrar um local que possa oferecer a melhor condição de vida para os seus colaboradores.
Valdir Massucatti, secretário de Saúde do município

.

Entre as principais ações da prefeitura, ele aponta a extensão do horário de atendimento na unidade de saúde de Planalto, que antes funcionava das 7h às 17h, mas agora terá expediente até as 21h. A medida foi tomada sem a contratação de novos funcionários, apenas com um rearranjo da escala e com algumas extensões de contratos de horas extras. “Foi algo que queríamos fazer desde o primeiro dia, mas que só tivemos condições de fazer em maio deste ano. O resultado foi extraordinário, diminuiu muito a demanda de vagas no Hospital Geral de Linhares (HGL). Até o final do ano devemos implementar a ampliação de horário nos bairros Interlagos e Aviso também”, afirma Massucatti.


Compartilhe